quarta-feira, outubro 08, 2014

de de

Macacão de crochê para bebê - Parte 2

Oi pessoal... Quem está fazendo o macacão de crochê para bebe comigo???



Vamos então fazer as perninhas do macacão???

Só relembrando, a etapa anterior que está AQUI. Estávamos trabalhando em ponto leque em carreira circular até atingirmos a medida da altura do gancho... (Tabela e explicação AQUI).


O meu ficou assim, parecendo um vestidinho.... Para terem uma noção de quanto gastamos em fio, até atingir este comprimento (37cm) olhem quanto de linha sobrou de um novelo inteirinho de Anne da Círculo?!?!?!


Praticamente nada, não é mesmo? Esse tamanho que estou fazendo é 3 a 6 meses.

Vamos fazer a divisão para as pernas então???
Eu costumo amarrar fios de outra cor para facilitar a visualização.


Eu dobro a peça bem no meio e divido a mesma quantidade para frente e para costas...
No meu caso tinha um total de 40 leques, então deixei 20 para frente e 20 para trás. (Marcação na lateral do macacão.

A partir daí, achei o meio da frente e o meio das costas, ficando 10 leques para cada lado... (Marcação no centro do macacão.)


Vamos iniciar então uma das pernas... 
Trabalharemos agora em carreiras de ida e volta.
Faremos a diminuição de 1 leque de cada lado. Então começamos a carreira já com meio leque, ou seja, 2 pontos altos.


Seguimos com os leques até chegar na marcação do centro da parte de trás do macacão. 
Na foto abaixo, vocês podem ver que iniciamos com 2 pontos altos e seguimos fazendo leque, passamos pela marcação da lateral do macacão e terminamos na marcação do centro da parte de trás...


Na segunda carreira, diminua os dois pontos iniciais fazendo 2 pontos altos e tirando os dois juntos... Fazemos isso no começo e no final da carreira. Igual as diminuições que costumamos fazer nas frentes dos sapatinhos de crochê... 

Na terceira carreira, faça somente 1 ponto alto inicial e final e siga as próximas carreiras sem diminuições.


A peça deverá estar ficando assim. Continue trabalhando em carreiras ida e volta.



Devemos ter como referencia o tamanho total da peça (Medida  Ombro ao Tornozelo que poderá encontrar AQUI) de acordo com o tamanho que estiver confeccionando.

No meu caso a medida total deverá ser 55cm. Então quando atingiu o tamanho de 50cm eu troquei a agulha de 1,75mm para 1,50mm. Fiz isso para que começasse a fechar a largura da perna.


De acordo com a tabela de medidas (AQUI), a largura do tornozelo do tamanho que estou fazendo deve ter 15cm. Mas observem que dobrada a largura já dá 15cm, ou seja ela está com 30cm... Muito larga...


Então continuei trabalhando com a agulha menor até faltarem 3cm para atingir o tamanho total do macacão.

Após isso fiz uma carreira em ponto alto. Nesta carreira, para fazer mais uma diminuição, eu fiz ponto alto somente nos pontos altos da carreira anterior, a correntinha do leque eu pulei...
Trabalhei em ponto barra (Um ponto alto pegando pela frente e um ponto alto pegando por trás) até atingir o tamanho total da peça.

Olhem como diminuiu!!!!


 Ainda está maior do que a medida da tabela, porque eu preferi deixar mais larguinho, pois tem bebes que tem o tornozelo bem gordinho... Então para evitar que fique muito apertado preferi deixar mais larguinho...


Agora é só fazer a outra perninha igual....

Depois volto aqui pra mostrar como fazer o acabamento para os botões na perna, os braços e a golinha....

Espero que consigam entender....

Parte 3

Um grande abraço!!!!



6 comentários:

  1. Nossa Mimi, quanto carinho você explica! Sinto a sua doçura de pessoa. Que DEUS ABENÇOE RICAMENTE você e sua família! Feliz 2017 e grata por compartilhar seu conhecimento. Vou tentar fazer para meu sobrinho neto. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo esse macacãozinho! Grata por compartilhar! Att.LILIANE

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas explicações nunca fiz macacão mas vou tentar fazer. Deus te abençoe pela generosidade.

    ResponderExcluir